Projectos

PONTO DE SITUAÇÃO DOS PROJECTOS/ ACTIVIDADES 
 JUNHO 2011

Projectos já realizados ou a iniciar em breve:

Projecto em curso:

Suspensos de momento:

Ainda só em ideia, à espera de quem os agarre:


APRESENTAÇÃO DE ALGUNS PROJECTOS:

 


 O TROCAL é uma rede de trocas locais baseada nos princípios da reutilização, redução do consumo, economia livre, solidariedade e entreajuda local.

O grupo de Economia Social pretende, de forma gradual, introduzir este conceito como actividade regular do movimento Sintra em Transição. Começaremos por organizar Trocais temáticos (por exemplo: livros, música, roupa,...) quer em reuniões gerais e outros grandes eventos. O princípio da troca é de que por cada objecto que traz, escolhe outro para levar.

Mais tarde pretendemos organizar feiras de troca multi-temática e, quando o projecto se consolidar e com o Banco do Tempo em funcionamento, queremos elaborar programas anuais com actividades que promovam também a troca de conhecimentos. Dentro do âmbito da troca de conhecimento (através de workshops, aulas, demonstrações, ...) por cada actividade que dinamiza pode receber outra aprendizagem ou serviço em troca.

Fazendo circular objectos e conhecimento vamos dando um pouco de nós, recebendo um pouco dos outros. O ambiente e a comunidade agradecem.

Esteja atento ao agendamento do próximo Trocal!! PARTICIPE!

O Permablitz é um momento em que um colectivo de voluntários transforma rapidamente um espaço apoiados num design de permacultura preparado à priori. É um momento de partilha, de aprendizagem, de união entre as pessoas de uma comunidade e de divertimento. É uma acção gratuita, baseada num principio de reciprocidade. Ajuda à transformação de uns e serás ajudado na tua transformação. Assim se contribuirá para melhorar as condições de sustentabilidade, autonomia e resiliência dos cidadãos de Sintra.

Se queres participar lê o documento anexo com as “Linhas de Orientação”. Nele está definida a fundamentação, o enquadramento, as vantagens, os critérios, o modo de activares a tua participação e de connosco comunicares.

Linhas de Orientação          Contem Comigo!           Conto Convosco!          Perguntas Frequentes
permablitzsintra@gmail.com

A Cooperativa de Bairro de Colares é a primeira de uma rede de cooperativas de consumidores interessados em:

- Consumir produtos de Agricultura Biológica, dando preferência a produtores locais.
- Comprar directamente ao produtor, sem intermediários e a preço justo.

 A Cooperativa de Bairro funciona num espaço gratuitamente cedido por um dos seus membros e depende exclusivamente do seu voluntariado. Assim, a gestão e manutenção do espaço e das encomendas é uma responsabilidade rotativa e horizontal.

Acreditamos que, numa fase de contração generalizada nos orçamentos familiares, as boas práticas alimentares podem e devem continuar a ser Biológicas, cada vez mais Locais e Justas para produtores e consumidores. E é por isso que dispensamos intermediários e revendedores, facilitanto aos cooperantes preços de produtor, sem margens e em regime de venda directa!

A Cooperativa de Bairro de Colares terá armazém em Nafarros e não envolverá qualquer anuidade. Para fazeres parte apenas necessitas de uma boa dose de espírito comunitário!

Estamos em crer que o bom funcionamento deste espaço significará um número de Famílias cooperantes nunca superior a 20. No entanto, contamos que a comunidade se organize para formar mais espaços como este e estamos já a procurar desenvolver um guia sobre “Como Criar uma Cooperativa no meu Bairro”
 
coop.colares@gmail.com

Dia da Saúde:
O TISC organiza o “ Dia da Saúde”, aberto a toda a comunidade, com o objectivo de promover hábitos naturais de saúde e bem-estar.
Neste dia são realizadas palestras, demonstrações e oficinas práticas, relacionadas com um tema.

 Meditação Semanal:
A Meditação é uma forma de entrarmos em contacto com o que há  de mais profundo e essencial dentro de cada um de nós, a nossa sabedoria interior.
Através da meditação, podemos relaxar profundamente, eliminando tensões/stress   acumulados, promover a saúde e aumentar a nossa inteligência criativa, alcançando    assim um estado de felicidade interior.
Todos os domingos, às 19h, no centro Tinkuy, em Almoçageme-Colares.

Terapias Energéticas:
Um grupo de terapeutas do TISC, junta-se para proporcionar Terapias Energéticas promotoras de saúde e bem-estar.
Segundas-feiras, quinzenalmente na Quinta dos 7 Nomes, Colares.

Dinâmicas de Crescimento Interior em Grupo: 
O TISC propôe dinâmicas de trabalho interior em grupo, para as pessoas interessadas no seu próprio crescimento e desenvolvimento pessoal.
Estas práticas são oferecidas por diferentes facilitadores, e abrangem àreas como o Chi Kung, Sacred Breath Work, Constelações Familiares, Voicing, Escrita Criativa, entre outros.


Ciclo de Cinema da Transição: 
Mostra de filmes sobre diferentes temáticas, que contribuem para um despertar da Consciência, promovendo um modo de estar no Mundo mais sábio, generoso e feliz.